quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sabes que (até) estás a fazer as coisas bem quando...#1

Nota prévia: Resolvi inaugurar uma rubrica nova aqui no blog, para partilharmos as coisas "mai-lindas" que os nossos filhos fazem; aquelas que nos enchem de orgulho e que nos fazem pensar que, afinal, até estamos a fazer as coisas (relativamente) bem feitas... (Também se pode pensar numa com o título "Tens ideia que podes estar a fazer tudo mal quando...")

E como fui eu que criei, sou eu que vou estrear!

Quando fui buscar o R ontem, à escola, a primeira coisa que me disse foi "Mãe, tive falta de material a Português!" E antes que eu pudesse refilar - não costumo refilar muito intensamente com estas faltas, também porque são pouco frequentes, embora me faça uma certa confusão que se esqueça de levar as coisas do dia-a-dia para a escola, quando não tem mais nada em que pensar senão a escola... - acrescentou: "O X [um dos melhores amigos dele] ia ter apresentação e esqueceu-se do livro em casa. E sem o livro a professora não o ia deixar fazer a apresentação, por isso, emprestei-lhe o meu e tive que dizer à professora que não o tinha trazido".

Tão querido, não é? Claro que lhe disse que fez bem. Ter uma falta de material não tem importância nenhuma e era bem mais chato o colega dele não ter feito a apresentação.

Mas achei uma atitude muito fofinha da coisa-mai-linda-filhinho-de-sua-mãe! 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Namorados e Nabiças

No dia dos namorados fizémos uma surpresa para o pai. Fizémos bolachas de alfarroba e chocolate em forma de coração (quase que comem a massa toda antes de ir para o forno). Também fizémos círculos e ursinhos. Pusémos umas almofadas no chão, um tabuleiro com as bolachas e velas em forma de coração. Apanhámos flores e enfeitámos a casa. Vestimos-nos a rigor: a M de princesa, o R de príncipe pirata e eu com um vestido de Verão comprido e um chapéu da Maria (de princesa, talvez). Fechámos as portadas e deixámos as velas acesas e umas luzes de Natal. Escolhemos uma música: "Cinderela", do Carlos Paião. Quando o pai chegou (momento muito esperado e muito excitante), tirou o casaco e pusémos o tema musical e trouxémo-lo para dançar connosco. Ele olhou para nós com um ar de "porque é que eu não tenho uma família normal", mas depois "aqueceu". Trazia umas lindas flores para nós os três. E depois trocámos presentes: A M fez, com fio de crochet, um colar para mim, uma pulseira para o T e um cinto para o R. O R fez uma "tereré" com lã para a mana (com ajuda) e para nós desenhos (que a M "obrigou" a fazer e como ele não estava a fim, ela fez um deles, ao estilo dele...). Nós demos autocolantes e um carrinho de estrunfina com a dita dentro para os dois. Foi bom! Viva o namoro, viva o amor!
Hoje fizémos plasticina de nabiça e como não estava a correr muito bem, acabámos por fazer massa de pão (esverdeada) e com ela fiz pães com chouriço, salsicha e cocolate. Isto e uma canja de massas, cogumelos e cenoura e... voilá, almoço feito!
Ps- As pinturas de beterraba ficaram maravilhosas!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

rabanetes, couve roxa, plasticina de beterraba e cházinho!

Ontem não sei bem o que fizémos além de irmos ao ballet (a M começou a ir e adora e eu e o R vamos ao café, e ele adora (os bolos)). Não deu para fazer horta porque chovia. Ao almoço quiseram provar os rabanetes (que estavam no meu prato). A M descobriu que descascados não picam tanto e gosta. O R também, mas menos, e quando pica põe uma garfada de arroz na boca, "assim passa!", diz ele muito contente. Hoje descobriram a couve roxa e comeram mais de meia couve crua, como se fosse chocolate! Ficaram com a boca e os dedos roxos. Fizémos uns desenhos para oferecer a uma família amiga em que nasceu uma bebé hoje por volta das 4 da manhã! A M fez um tão giro: a nossa amiga com uma grande barriga e o bebé a aparecer, primeiro só a cabeça, depois até metade do corpo e depois todo completo. O R fez uns riscos e contou-me que eram uma baleia e um tubarão e até encontrámos por lá uma cauda!
Depois a M quis fazer plasticina que se possa comer e então, como já tínhamos feito antes, fizémos plasticina com beterraba, farinha e azeite. E desta vez ficou óptima e com uma cor linda. Ainda reservei "tinta" de beterraba para amanhã... talvez. Eu experimentei e também resultou bem melhor que na primeira vez, que estava cheia de grumos!
A M quis fazer um chá e uns doces que encontrou num livrinho de receitas e fizémos e servimos no seu micro-conjunto de chá! Ela arranjou-se para "ficar mais bonita" e convidou uma amiga (que é minha amiga também... eh,eh!). E assim foi... estava óptimo!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Nova versão... diário de uma super mãe super imperfeita!

Sempre que aqui venho reparo que não escrevo há tanto tempo!!! Então ponho-me a ler o passado.
Hiiiiiiiia! Já chega de lamentações. Agora quero escrever o que faço com os meus pequenos. É que às vezes leio uns blogues com coisas que outras famílias fazem e gosto tanto, fico tão inspirada!!! Não sei é como é que conseguem ter tempo para escrever e pôr fotos e todas essas coisas que adoro ver! Com certeza serão mais ágeis do que eu nesta matéria. E possivelmente serão mais organizados. Eu vou tentar escrever mais regularmente... sem promessas e sem fotos, que isso já deve dar um grande trabalhão. Mas deve ser giro ficar com um diário das nossas vidas! Já tenho 3 anos de diário (muito pouco diário, quase anuário). São quase sempre lamentos de uma mãe desesperada com a sua imperfeição, mas até gostei de ler, lembrei-me deles, dos pequenos, ainda mais pequeninos e foi tão bom! Por isso convido as minhas amigas a juntarem-se a este diário conjunto!
Hoje foi assim, em resumo, porque esta é a hora que dedico ao T, e ele já está à espera:
- Começámos a fazer uma horta, só nossa. Cávamos, arrancámos ervas, roubámos estrume e pusemos composto! Trabalhámos muito... fiquei moídinha e eles já estavam fartos. Amanhã há mais.
- Fizémos jogos: (a pedido: macaquinho do chinês) e depois brincadeiras de expressão dramática que costumava fazer com os alunos: o jogo do sério (um fica sentado, sério, e o outro tenta fazer rir); improvisação inventada (o R ía numa jangada e via uma sereia, a M); improvisação conjunta (estávamos a dormir e começámos a sonhar que estávamos na selva e estivémos com macacos, tigres, cocos, bananas, ursos e peixes, depois fomos transformados em formigas e depois em gigantes e depois... já nem sei!), este adoraram; jogo das estátuas (M gostou, R nem por isso).
E assim foi. Até breve... espero!