quarta-feira, 15 de junho de 2011

SESTAS

06/06 SESTA 1
Finalmente, depois de tanto tempo volto a escrever. Esta época de mudança não deu muito tempo de sobra para me dedicar ao blog. Isso, mais uma internet muito lenta, mais uma grande falta de paciência no que toca a estas tecnologias, aqui está o resultado…
Mas agora estou a conseguir e aproveito. Os meus lindos bebés estão a fazer a sesta… mas não deve ser por muito tempo, por isso terei que ser breve… não estranhem se o final for abrupto!
Já estamos instalados no campo. A casa é muito bonita, a zona é óptima, o sossego também e os cheiros nem se fala. Já temos a horta e já plantámos várias coisas. As plantas das courgetes e os tomateiros já estão à vista e como a horta é comunitária e os nossos vizinhos começaram antes, já há alfaces e nabiças. Também há lucia-lima (a M adora), chá principe e oregãos. Há óptimas praias na zona e por enquanto  (interrupção, acabou a sesta)…
15/06 SESTA 2
Os meus rebentos estão de novo a fazer a sesta. Nesta semana, que entretanto passou, tivemos muitas visitas, casa cheia todos os dias, mas soube muito bem. Ontem o sossego regressou ao Monte e também soube bem. A M pergunta: “Quem é que vem cá hoje?” e eu digo que ninguém e ela tem pena: “oh”. Mas têm andado muito bem dispostos. Na mudança, que foi uma grande estafa, sentiram-se os dois, especialmente a M, pois estávamos com muito pouco tempo para ela e também porque tudo mudou. Houve uma semana com uma série de birras e a pôr-nos a prova- “não quero, não faço!”-  e que estávamos com os nervos em franja! Felizmente acalmou. De vez em quando surge uma daquelas birras grandes, em que eu e o T discordamos dos métodos de cada um, tentamos estratégias para acabar com aquilo, nada resulta, começamos a discutir, ficamos nervosos e o pequeno R ou ri com aqueles olhos maravilhosos quando falamos um pouco mais alto (ele acha graça) ou chora quando vê a mana a chorar. Ainda bem que acontece muito de vez em quando. No fim damo-nos todos muitos mimos parar sarar as feridas. Acho que damos demasiada importância à situação, por isso é que, às vezes, demora mais tempo a terminar.
Com tantas visitas, ainda não tive muitos dias só com os meus fofinhos, mas os que tivemos têm sido óptimos. Eles adoram-se e os ritmos de cada um já se vão aproximando, por exemplo, dormem o mesmo tempo à noite (quase) e coincidem na sesta muitas vezes. Claro que o R faz mais uma ou duas sestas.
 O R já tem mais um dentinho e estão a nascer mais dois ao mesmo tempo, ou seja, dentro em breve terá 5 dentes! Ele já fez 8 meses e ela já fez 3 anos e 5 meses. Ele quer pôr-se em pé (eu tento evitar) e zanga-se de barriga para baixo. Rasteja com a cara encostada ao chão e sobe o rabo, mas tenta levantar os joelhos do chão e faz um V com rabo no ar. É risonho, muito simpático e fala imenso: “mamamamama, papapapapa, tatatatata, dadadada”. É muito querido e é lindo de mais. Já come umas frutinhas, umas sopinhas, trica uns pães, umas cenouras, prova umas papas (daquelas bio sem açucar, porque a mãe é muito chata) e vai comendo, nada de especial, mas come. Adora banana! Adora tomar banho! E adora as minhas mamocas e o colinho da mãe!!!
A M está uma índia morenaça linda, linda! Anda muito fofinha, muito agarrada às minhas saias, o pai chama-lhe “índia cherorrabo” (antes era cheroqui, agora tem este novo nome…). Adora estar em casa com o mano, gosta de saltar na relva, fazer bolos para comer farinha, ouvir histórias sem parar (de quando nós éramos pequeninos ou outras quaisquer). Faz papas de terra, e fala como se não houvesse amanhã, connosco, sozinha, palavras que conhecemos e outras completamente inventadas. Muitas vezes tem amigos invisíveis- “estou a brincar com a alice, ela é invisível” e fala com eles. Está muito querida, fofinha, meiguinha e risonha. Adora a praia, mas a água tem de estar quentinha e não a salpiquem que a minha fininha fica logo encolhida e diz “ai”.
O T descobriu os prazeres da horta e está apaixonado. Antes horta que outra, ainda por cima esta dá comidinha boa! Eu também gosto dela, mas é a menina dos olhos dele.
Eu estou feliz. Sou doméstica. Tenho muitas tarefas de casa. Algumas faço, outras não. Mas esforço-me por conseguir ter a casa mais ou menos em ordem (não sou muito exigente neste campo) e ontem cozinhei umas panquecas de courgete com requeijão que estavam uma maravilha! Não sei se me vou cansar, mas por enquanto estou muito bem, a aproveitar os meus bebés e o meu crescido (em pós-laboral e na medida do possível).
E já está! Agora estou no campo!

1 comentário: