quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Não!"

Uma vez ouvi na rádio alguém a dizer que tinha lido (ou ouvido) uma entrevista com a Grace Jones em que ela dizia que tinha educado o seu filho sem nunca dizer a palavra NÃO.

Acham possível?
Eu NÃO!... pronto, lá disse a palavra proibida... e cada vez que a digo (às vezes, um pouco antes) fico a pensar como poderia contornar a situação sem a tornar tão negativa... mas é tão dificil!




3 comentários:

  1. Uma vez a fazer as palavras cruzadas do expresso dizia assim "a palavra que os pais mais usam" e os espaço tinha 3 tracinhos.
    Eu digo imensa vezes, se calhar ás vezes não é bem aplicado, mas em regra sim. As balizas são essenciais para um crescimento saudável, é preciso é deixar um grande relavado entre as balizas para que o jogo seja justo!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que se pode dizer menos vezes "não". Não é fácil porque não estamos habituados. Eu acho que muitas vezes até dizemos sem pensar. É rápido e prático... mas para quem ouve muitas vezes é frustrante. Eu pelo menos não gosto que me estejam sempre a dizer. Há dias, em que estou mais inspirada, que me esforço para não dizer "não" à M (claro que às vezes me esqueço!). E é óptimo! Mas implica tempo para explicar as consequências, para dar alternativas, ou seja, paciência... mas nem sempre há como gostariamos. E o "não" é tão rápido! Depois ainda fazemos variações de "não", consoante a situação: uns longos (quando vemos que algo vai a cair), uns curtos e secos (já te disse muitas vezes que não), uns pedinchões (vá lá), uns falsos (está bem, faz lá o que queres), uns enormes e muito bem ditos (com olhos muito abertos a acompanhar, para que não haja dúvidas) e muitos outros, infindáveis "nões". Hoje está sol e vou ficar só com os dois (não sei se há visitas) até irmos para a cama e vou tentar não dizer "não". Amanhã digo-vos se consegui.

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de contar os resultados da minha experiência. No primeiro dia foi fácil porque a M estava muito bem disposta e porque fizémos um programa de jardim/parque e jantar com visitas que a deixou toda contente. Já para não falar que o dia estava lindo. Claro que nos dias seguintes continuei com esse pensamento do "não ao não" e pude reparar que é extremamente difícil, não sei como terá conseguido aquela senhora! No entanto, acho que vale mesmo a pena tentar, pois as vezes que consegui dar outras alternativas ou não, o que nem sempre incluiu um sim, foram bem recebidas. Sempre é melhor encontrarmos um caminho diferente do que esperávamos do que um muro no meio do percurso!

    ResponderEliminar