quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sapinhos

Aproveito hoje para escrever, pois não tem sido fácil encontrar tempo, pois tenho tentado dormir de manhã (quando a M vai à escola, 3 ou 4 dias por semana) um bocadinho com o R (uma horinha, mais ou menos), porque sinto que ando muito cansada e que tenho menos leite (parece-me) e como quero dar mamocas muito tempo, tenho tentado descansar (a maior parte das noites durmo cerca de 5 horas e meia dividas em 3 partes... é muito pouco!). Esta horinha de sono tira-me o tempo para as minhas coisas, mas... sabe-me mesmo bem.
Bem, vou directa ao assunto, visto o tempo ser pouco.
Sapinhos: até há 3 anos atrás pensava que eram uns animais verdes que viviam em lagos, mas depois vim a descobrir através de um,a amiga, que eram umas manchinhas brancas que apareciam dentro da boca dos bebés e que eram um fungo: a famosa cândida, que muitas senhoras conhecem. Pois bem, o meu lindo R, a partir da segunda semana, começou a ter as manchinhas e eu suspeitei que era o dito fungo. Liguei à minhas conselheiras maternas (a A, a parteira, e a C, a doula) que me explicaram que o maior problema é que os bebés podem ficar irritados (porque por baixo das manchinhas há pequenas feridas que devem fazer doer) e mamar menos (felizmente o R mamou sempre bem, tal era a fomeca...). Explicaram-me que havia um medicamento para aplicar, quer na sua boca, quer nas minhas mamocas, mas eu não estava com muita vontade de dar medicamentos. Então liguei à Drª M, que me disse para limpar as maminhas com sumo de limão e, antes de dar de mamar limpá-las novamente com água para tirar o sabor do limão. Confesso que era trabalhoso e que às vezes não apetecia nada, mas viu-se logo resultados, pois melhorou... mas os sapinhos não despareceram. Quando fui à consulta, passei a tomar umas bolinhas e mais umas cápsulas para aumentar a imunidade (tudo natural) e foi melhorando, mas o R teve sapinhos até quase aos 4 meses! Tinha muito pouquinho, mas tinha, mas finalmente foram embora, no entanto as minhas mamocas continuavam mal. Estiveram sempre num estado lastimoso: ficavam com umas peles brancas e quando eu passava o algodão com o limão, as manchas saiam e ficavam as feridas. O limão nas feridas também não sabia muito bem, mas habituei-me. Foi então que pensei: eu ando sempre com top e algodões, para não ficar molhada com o leite que de vez em quando vai saindo, durmo assim e tudo, se calhar este é o ambiente perfeito para o fungo. E assim foi, deixei de apertar as minhas maminhas e o fungo foi-se embora e as minhas mamocas ficaram finalmente saudáveis.
E aqui fica a minha experiência com os sapinhos. Gosto muito mais dos verdes que nadam pelos lagos e fazem "rabit".

5 comentários:

  1. FALTA DE LEITE?????? acho é que estas a ficar maluca..... não existe falta de leite!!!! TU TENS O MELHOR LEITE PARA O TEU FILHO E NA QUANTIDADE CERTA OK!!!! prometo escrever sobre isto!
    Beijinhos e aproveita para descansar!

    ResponderEliminar
  2. Boa questão ... eu também tive a sensação para aí entre os 3 e os 4 meses de amamentação que estava a ficar com menos leite. Será que é normal ser assim, será que é só sensação porque o leite modifica?....

    ResponderEliminar
  3. é normal o peito ficar mais mole e as mães ficam a pensar que é sinal de menos leite, mas não é....

    ResponderEliminar
  4. O que eu noto não é só no peito. Neste momento, por exemplo, noto que tenho mais leite. Quando o R puxa começa a sair imenso e se ele tira a boca começa a fazer repuxo. Com a M era sempre assim. Com o R tenho ciclos. Numa semana há um dia que tenho muito, depois vai diminuindo e há um dia que parece que tenho pouco, ele demora mais tempo a mamar, vai às duas maminhas e mama mais frequentemente, mas não fica chateado, por isso não chego a ficar muito preocupada, mas não deixo de pensar: "então, maminhas, os repuxos?". É verdade, eu gosto dos repuxos, mas o R nem sempre gosta, às vezes engasga-se. Ele está tão lindo! Não é gordo, mas é comprido e muito bem constituído. Sempre que tenho esses dias de menos leite, faça uma litrada de funcho e bebo. Acho que com a M bebia o chá de funcho mais regularmente e não só em dias de quase despero, por isso agora tenho me esforçado para beber todos os dias 2 ou 3 chávenas.
    Cat, tenho uma cunhada, muito querida, com um bebé de 5 dias, em apuros neste tema das mamas. Já lhe deu algumas vezes suplemento porque acha que ele fica com fome. Tenho tentado ajudá-la, a dar-lhe confiança no seu leite, que é o melhor do mundo,a incentivá-la a dar sempre que ele quiser, a guardar o suplemento (que eu acho que pode ser o primeiro passo para deixar de mamar) no lixo, mas se vir que não chega vou-te chatear! beijos

    ResponderEliminar
  5. no lugar de despero leia-se desespero e no lugar de faça leia-se faço... é o que dá escrever sem ler!
    Cat, quando puderes fala-nos mais sobre mamas...

    ResponderEliminar